Acompanhe quais as notas fiscais eletrônicas envolvidas em um processo que você vendeu a mercadoria, mas quando chegou no cliente foi identificado defeito. Você precisa emitir a nota de devolução. Verifique quais abaixo.
Pense no seguinte cenário: você vendeu a sua mercadoria, o cliente recebeu e encontrou um defeito. Agora você precisa coletar a mercadoria no seu cliente, enviar para o seu fornecedor consertar e por último devolver a mercadoria consertada para o seu cliente.
Coletando a mercadoria no seu cliente
A primeira coisa que você precisa fazer é coletar no seu cliente a mercadoria em garantia que necessita de conserto. Além de acionar a transportadora, você precisará de uma NF-e para acobertar o transporte.
Para isso você emitirá uma NF-e de Entrada de bem recebido para conserto.
Natureza da operação | Entrada de bem recebido para conserto |
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CFOP | 1915 / 2915 – Entrada de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo |
CSNOSN | 400 – Não tributada pelo Simples Nacional |
CST PIS/COFINS | 99 – Outras Operações |
CST IPI | 03 – Entrada não-tributada |
Natureza da operação | Entrada de bem recebido para conserto |
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CFOP | 1915 / 2915 – Entrada de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo |
CST | 41 – Não tributada |
CST PIS/COFINS | 99 – Outras Operações |
CST IPI | 03 – Entrada não-tributada |
Se o seu cliente for uma pessoa física, marque o atributo indFinal como “1 – Consumidor Final” na sua NF-e.
Enviando a mercadoria para o seu fornecedor
Assim que você receber a mercadoria do seu cliente, você precisa despachá-la para o fornecedor efetuar os devidos reparos. Neste caso, você precisa emitir uma nova NF-e de Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo.
Quando me refiro ao fornecedor, pode ser tanto o fabricante do produto quanto um terceiro designado por ele para resolver o seu problema.
Natureza da operação | Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo |
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CFOP | 5915 / 6915 – Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo |
CSNOSN | 400 – Não tributada pelo Simples Nacional |
CST PIS/COFINS | 99 – Outras Operações |
CST IPI | 53 – Saída não-tributada |
Natureza da operação | Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo |
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CFOP | 5915 / 6915 – Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo |
CST | 41 – Não tributada |
CST PIS/COFINS | 08 – Operação sem incidência da contribuição |
CST IPI | 53 – Saída não-tributada |
Devolvendo a mercadoria consertada para o seu cliente
Enfim, é hora de deixar o seu cliente feliz. Você precisa despachar a mercadoria consertada para o seu cliente e esperar os elogios pelo bom serviço prestado.
Para isso, você precisa emitir uma NF-e de Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo. Pode ser chamada também de Nota de Retorno de Conserto. Esta será a NF-e utilizada pela transportadora para efetuar o transporte.
Natureza da operação | Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo |
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CFOP | 5916 (para dentro do estado) / 6916 (para fora do estado) – Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo |
CSNOSN | 400 – Não tributada pelo Simples Nacional |
CST PIS/COFINS | 99 – Outras Operações |
CST IPI | 53 – Saída não-tributada |
Tipo (tpNF) | 1 – Saída |
Finalidade (finNFe) | 1 – Nota Fiscal Eletrônica Normal |
Natureza da operação | Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo |
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CFOP | 5916 / 6916 – Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo |
CST | 41 – Não tributada |
CST PIS/COFINS | 08 – Operação sem incidência da contribuição |
CST IPI | 53 – Saída não-tributada |
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